BATE - PAPO

Prado: Carro que prestava serviço a Policia Civil foi apreendido

Promotor de Jústiça Dr. Wallace Carvalho
O veículo que prestava serviço à Policia Civil de Prado, que ganhou no dia 14 de agosto de 2009 cinco pneus novos e um abastecimento de R$ 40,00 (quarenta reais ) de combustível, adquiridos numa campanha feita pela rádio comunitária, Prado FM 104,9 e comunidade, foi apreendido nesta quinta-feira 10/09,a pedido do promotor Dr. Wallace Carvalho Mesquita de Barros. Segundo Wallace o Delegado Dr. Júlio Telles que assumiu o comando da delegacia de Prado, infelizmente foi baleado numa tentativa de fuga que aconteceu no dia 16 de abril deste ano na troca de tiros com os bandidos, e em razão do grave ferimento que sofrera no braço se encontra de licença para tratamento. O promotor disse ainda que esteve esta semana com ele e a situação é grave, está perdendo um pouco a mobilidade do órgão que foi alvejado.
Com o ocorrido, foi designado formalmente o Delegado titular da comarca de Alcobaça, Dr. José Carlos, para vir atender como substituto. “Nós sabemos que a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia tem um quadro deficitário de delegados e agentes de Polícia. Dr. José Carlos com sua bondade e gentileza, vinha prestando um favor à comunidade pradense, vindo uma vez por semana ou a cada quinze dias para dar andamentos em situações mais graves. Infelizmente não teve apoio necessário dos nossos governantes, tendo que pagar do próprio bolso gasolina e alimentação, e o município não foi condizente em ampará-lo e ceder combustível e alimentação uma vez por semana. Diante dessas dificuldades não veio mais na cidade. Eu entendo a sua posição,” declarou o promotor, ressaltando que o que era grave se agravou mais ainda.
De acordo com Dr. Wallace, ele conversou com o Delegado Regional, Dr. Marcos Vinicius, que confessou a dificuldade de ter um delegado titular e agentes, ficando o município com uma polícia caótica atuando, tendo só um agente constantemente o Raimundo Kleber e Jorge, que trabalha quinze dias e folga quinze. “A delegacia está infestada de agentes municipais que estão prestando um serviço de utilidade pública querendo ajudar a comunidade, mas não passaram por treinamentos adequados”. Destacou ainda que existem muitas reclamações das pessoas que trabalham naquela unidade, que não tem nenhum compromisso; agridem, destratam pessoas que lá vão, e já foi constatado agentes embriagados, portando arma de fogo e dirigindo sem à devida habilitação.

O que culminou na apreensão do veículo de acordo com o promotor, foi o acidente ocorrido no último dia 07 de setembro,por volta da 23 horas quando o Pálio de cor verde escuro, placa policial JRX 8515 de Itamaraju – BA, estava sendo conduzido pelo agente municipal Averaldo (Bacural), visivelmente embriagado acompanhado por uma mulher, quando bateu no meio fio e saiu da pista na rodovia Prado/Itamaraju, nas proximidades da Madeireira Lider. “O carro é de uso exclusivo para atender a comunidade. Pra que ajudar a delegacia de Polícia que não tem um delegado, praticamente não tem agentes e vive infestado de pessoas sem compromisso com a comunidade?” Segundo o promotor foi diante desses agravamentos que vem ocorrendo que decidiu requerer ao Juiz de Direito Dr. Rogério, que fosse apreendido esse veículo para mantê-lo a integridade, os pneus e os equipamentos que foram a ele destinados para que futuramente o delegado titular se responsabilize na retirada desse carro que se encontra no pátio da Polícia Militar, para que possa atender ao fim que foi destinado e não ficar servindo para conduzir agentes para festas, para noitada, para encher de prostituta, mulher e fazer sua diversão”, enfatizou Dr. Wallace. Garantiu que só será liberado ao delegado que assumir a comarca. Aproveitou para pedir a cada cidadão que busque em seu vereador, prefeito, acione via ouvidoria a secretaria de segurança pública do Estado, pra ver se chega até o governador e resolva o problema da segurança pública de Prado
Antonio Carlos