BATE - PAPO

Olha a farinha molhada!

É assim que grita um vendedor no mercadão municipal de Prado, “olha farinha molhada!!! “
Devido ao descaso e abandono do poder público, o mercadão municipal hoje chove mais dentro do que fora, e os feirantes tem suas mercadorias perdidas e muitas vezes rejeitadas pela a população que freqüenta a feira, e aos sábados que recebem maior número de fregueses em tempo de chuva é um verdadeiro Deus nos acuda, vendedores produtos, mercadorias e clientes se misturam e se espremem tentando se proteger das cachoeiras que se formam no momento da chuva, e é aquele corre-corre na tentativa de salvar seus produtos. Conversando com os feirantes, relataram que não é esse o único problema que os assolam. ¨ Tenho que conviver com o mal cheiro devido a demora na coleta do lixo e os vândalos que querem fazer de nossas bancas,camas de motel e acabam rasgando as lonas das barracas. disse uma vendedora indignada com a situação.
Nossa reportagem esteve no local, e descobriu também que na laje do banheiro do mercadão, moram alguns andarilhos em condições desumana que fazem daquele espaço um abrigo.

Esse problema vem se arrastando há anos, uma realidade velha e cruel, que vive a comunidade pradense, o poder público vem sempre empurrando com a barriga e jogando a culpa de uma gestão para outra. Enquanto não aparece uma solução, os feirantes continuam vendendo farinha molhada, ou então, que mandemos também um oficio para São Pedro, pedindo para que não chova aos sábados e que erguemos nossas cabeças e tirarmos o chapéu, será que é São Pedro o chaveiro do céu ?
Por: Dantas

Saúde Bucal

A coordenação de saúde bucal do município tem como foco intensificar ações de promoção de saúde através de atividades de educação em saúde, prevenção de doenças e tratamento em atenção básica e procedimentos de media complexidade. Para tanto, conta com uma rede de dez equipes de saúde bucal e um centro de especialidades odontológicas CEO tipo 1.
Promoção de saúde
· Atividades de educação em saúde são realizadas nas escolas, espaços públicos e nas unidades de saúde da família pelas equipes de saúde bucal dos respectivos PSFs.
Prevenção de doenças
· Fluoretação da água de abastecimento público distribuição de kit com escova e creme dental do programa Brasil sorridente, ações coletivas de escovação dental supervisionada, controle de placa bacteriana através de corantes evidenciadores, aplicação tópica de flúor gel, são as principais atividades de prevenção das doenças bucais mais prevalentes, que são a cárie e as doenças das gengivas.
· Prevenção de lesões bucais através de exames clínicos individuais, com encaminhamento para realização de biópsias, diagnóstico e encaminhamento para tratamento em centros de média e alta complexidade.
Tratamento odontológico
· Primeiras consultas odontológicas com finalidade de estabelecer um plano preventivo terapêutico, inicialmente para trazer o usuário para uma condição de saúde. Individualmente são continuadas as ações de educação em saúde, prevenção de carie através de aplicações intensivas de flúor, selamento de fóssulas e fissuras dentais, técnicas de restauração atraumática TRA, procedimentos de limpeza, remoção de restos dentais e tratamento de emergências.
· Tratamento inicial completado: após trazer o usuário para uma condição saudável, o paciente recebe alta e é orientado para procurar o serviço para retorno e nova avaliação em período a ser definido pelas condições individuais e de capacidade de oferta dos serviços.
· Tratamento de manutenção: em momento oportuno, o usuário retorna ao serviço para complementação de tratamento, onde são oferecidos serviços de restaurações com materiais de maior durabilidade e estética, além dos serviços oferecidos no tratamento inicial, caso sejam necessários.
· Encaminhamento aos serviços de média complexidade CEO: em qualquer etapa dos tratamentos odontológicos nos postos, procedimentos de maior complexidade podem ser necessários. É o cirurgião dentista do posto quem faz encaminhamento para as especialidades de cirurgia oral, endodontia, periodontia e prótese dental. O tratamento de pacientes especiais é encaminhado pelos profissionais do CAPS e APAE.
· Procedimentos de alta complexidade: oferecidos através de convênios com municípios próximos, como Teixeira de Freitas, podem ser realizados procedimentos que necessitem internação hospitalar e oncologia.
por Renato Nittolo - Coordenador de saúde bucal.

Deficientes físicos da região vão fazer testes para primeira habilitação em Itabuna

Dirigido atualmente pelo advogado Adriano Romariz, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) vem implementando uma série de ações, que estão sendo reconhecidas em toda a Bahia.
A mais recente medida do DETRAN acaba de ser anunciada pela Coordenadoria de Saúde do órgão e diz respeito a criação do núcleo para uma junta médica especial na cidade de Itabuna, que vai atender a portadores de deficiências físicas e que estejam interessados em tirar a primeira habilitação. A criação do núcleo vai possibilitar a realização dos exames na própria cidade de Itabuna, já que antes os mesmos procedimentos só eram feitos em Salvador.
Além das cidades da região sul da Bahia, as Ciretrans de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Eunápolis, além da Retran de Porto Seguro, poderão a partir de agora, direcionar os portadores de necessidades especiais para Itabuna. Por enquanto a prioridade será dada para deficientes físicos que já fizeram a requisição da Carteira Nacional de Habilitação.
Para os portadores de deficiências físicas que já estão com o processo requerendo a CNH em andamento, os primeiros exames serão realizados nos dias 8 e 9 de agosto. Para quem ainda não requisitou o documento, mas que esteja interessado, precisa antes procurar a CIRETRAN da sua cidade e se informar sobre os procedimentos.
Esta nova medida do DETRAN/BA., também facilita a atuação dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), que na região extremo sul não possuem veículos adaptados para avaliação dos portadores de necessidades especiais.
“Oferecer um local para este tipo de exame na região, é um ganho para os portadores de necessidades especiais, que antes tinham que se deslocarem para Salvador. Hoje muitos deficientes dirigem normalmente e com isso ganham independência e qualidade de vida”, disse Adriano Romariz, diretor geral do DETRAN.
A partir de agora as primeiras turmas serão formadas e a expectativa é que muitos deficientes físicos que estavam aguardando a novidade, façam os exames nos próximos dias 8 e 9 de agosto, na cidade de Itabuna.
Por Ronildo Brito

Prado: Cumuruxatiba e região espera ansiosa pela ponte do Japara

O fogo ateado na ponte do Japara Grande alertou para que algumas inverdades espalhadas fossem corrigidas, pois algumas pessoas irresponsáveis espalharam a falsa notícia de que o “IBAMA” haveria embargado o conserto da ponte. Uma mentira grosseira.
Desde meados do ano passado, quando as fortes chuvas abalaram as já frágeis estruturas da ponte sobre o rio Japara Grande, na estrada que liga Prado a Cumuruxatiba, os moradores e visitantes da região convivem com o risco de passar sobre a ponte que se encontra em péssimo estado.
Após várias cobranças, a prefeitura municipal, na gestão passada, deu início a uma reforma. Entretanto, sem qualquer estudo ou projeto, promoveu uma degradação com corte e aterro do mangue, que, com o posterior abandono da obra teve parte do barro carreado para o rio ampliando o problema sobre a RESEX Corumbau.
Devido à importância da obra para a comunidade, o ICMBio entendeu que a conclusão da obra seria prioritária, entretanto, com o passar de mais de 20 de obra abandonada e do crescimento diário da degradação, ficou impossível não agir.
Este servidor, então, autuou a pessoa do prefeito municipal, visto que multar o município seria punir toda a comunidade pradense. Aliado à multa foram emitidos embargo da ponte para passagem de veículos acima de 10 toneladas, a exceção de ônibus que poderiam, após avaliação técnica que garantisse a segurança dos passageiros, continuarem a trafegar, e também uma notificação exigindo que fosse apresentado um projeto para que a obra da ponte fosse concluída o mais rápido.
Mas o risco permanece. Com a atual gestão municipal, foi feito acordo para que fosse possível dar continuidade ao escoamento do eucalipto com a promessa de que o projeto da ponte seria entregue em breve para início da obra. Foi feito um reforço emergencial, os caminhões permanecem sua atividade, estragando ainda mais as estradas e provocando outros problemas, mas até o momento o projeto não fora entregue.
Cabe à sociedade cobrar do poder público municipal que este seja finalizado e entregue o mais rápido, especialmente agora com o incêndio criminoso que ainda mais abalou a ponte, ampliando os riscos.
A transigência do ICMBio com a situação já está extrapolando os limites e o órgão e a sociedade não podem mais aguardar sem o compromisso com datas. Espera-se que a prefeitura se posicione sobre o caso. Entretanto não cabem mais discursos, mas ações concretas, no caso, a entrega do projeto e início das obras.
Ronaldo Oliveira
ICMBio – RESEX Corumbau