BATE - PAPO

Cumuruxatiba: Casal teve residência invadida por homens armados

Elementos armados invadiram na noite no último sábado 19/09 por volta das 22:55h a casa de um casal no bairro Alto Canta Galo no distrito de Cumuruxatiba, município de Prado. Os bandidos portando uma faca e um revólver, anunciaram o assalto e em seguida amarraram e amordaçaram às vítimas, conseguindo subtrair uma série de objetos e inclusive o veículo Santana, azul metálico, placa GUI 2440 de Belo horizonte (MG). Após os elementos deixarem o local no citado automóvel, em direção a BA 489, a policia militar de Cumuruxatiba foi acionada, ao tomar conhecimento do ocorrido comunicou ao 4º Pelotão de Prado, passando todas as características do carro, de imediato foi deslocada a viatura sob o comando do subtenente Bonfim para o trevo de Cumuruxatiba onde foi feito o cerco. De acordo com informações da PM por volta 23:50h surgiu o carro com os elementos que ao perceberem a polícia seguiram em direção ao Prado em alta velocidade e foram perseguidos, próximo a estação de tratamento de água da Embasa, os suspeitos ao verem que poderiam ser alcançados abandonaram o carro e tomaram rumo ignorado, levando alguns pertences das vítimas.

Por Antonio Carlos /Fonte: www.pradoagora.com

Prado: Carro que prestava serviço a Policia Civil foi apreendido

Promotor de Jústiça Dr. Wallace Carvalho
O veículo que prestava serviço à Policia Civil de Prado, que ganhou no dia 14 de agosto de 2009 cinco pneus novos e um abastecimento de R$ 40,00 (quarenta reais ) de combustível, adquiridos numa campanha feita pela rádio comunitária, Prado FM 104,9 e comunidade, foi apreendido nesta quinta-feira 10/09,a pedido do promotor Dr. Wallace Carvalho Mesquita de Barros. Segundo Wallace o Delegado Dr. Júlio Telles que assumiu o comando da delegacia de Prado, infelizmente foi baleado numa tentativa de fuga que aconteceu no dia 16 de abril deste ano na troca de tiros com os bandidos, e em razão do grave ferimento que sofrera no braço se encontra de licença para tratamento. O promotor disse ainda que esteve esta semana com ele e a situação é grave, está perdendo um pouco a mobilidade do órgão que foi alvejado.
Com o ocorrido, foi designado formalmente o Delegado titular da comarca de Alcobaça, Dr. José Carlos, para vir atender como substituto. “Nós sabemos que a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia tem um quadro deficitário de delegados e agentes de Polícia. Dr. José Carlos com sua bondade e gentileza, vinha prestando um favor à comunidade pradense, vindo uma vez por semana ou a cada quinze dias para dar andamentos em situações mais graves. Infelizmente não teve apoio necessário dos nossos governantes, tendo que pagar do próprio bolso gasolina e alimentação, e o município não foi condizente em ampará-lo e ceder combustível e alimentação uma vez por semana. Diante dessas dificuldades não veio mais na cidade. Eu entendo a sua posição,” declarou o promotor, ressaltando que o que era grave se agravou mais ainda.
De acordo com Dr. Wallace, ele conversou com o Delegado Regional, Dr. Marcos Vinicius, que confessou a dificuldade de ter um delegado titular e agentes, ficando o município com uma polícia caótica atuando, tendo só um agente constantemente o Raimundo Kleber e Jorge, que trabalha quinze dias e folga quinze. “A delegacia está infestada de agentes municipais que estão prestando um serviço de utilidade pública querendo ajudar a comunidade, mas não passaram por treinamentos adequados”. Destacou ainda que existem muitas reclamações das pessoas que trabalham naquela unidade, que não tem nenhum compromisso; agridem, destratam pessoas que lá vão, e já foi constatado agentes embriagados, portando arma de fogo e dirigindo sem à devida habilitação.

O que culminou na apreensão do veículo de acordo com o promotor, foi o acidente ocorrido no último dia 07 de setembro,por volta da 23 horas quando o Pálio de cor verde escuro, placa policial JRX 8515 de Itamaraju – BA, estava sendo conduzido pelo agente municipal Averaldo (Bacural), visivelmente embriagado acompanhado por uma mulher, quando bateu no meio fio e saiu da pista na rodovia Prado/Itamaraju, nas proximidades da Madeireira Lider. “O carro é de uso exclusivo para atender a comunidade. Pra que ajudar a delegacia de Polícia que não tem um delegado, praticamente não tem agentes e vive infestado de pessoas sem compromisso com a comunidade?” Segundo o promotor foi diante desses agravamentos que vem ocorrendo que decidiu requerer ao Juiz de Direito Dr. Rogério, que fosse apreendido esse veículo para mantê-lo a integridade, os pneus e os equipamentos que foram a ele destinados para que futuramente o delegado titular se responsabilize na retirada desse carro que se encontra no pátio da Polícia Militar, para que possa atender ao fim que foi destinado e não ficar servindo para conduzir agentes para festas, para noitada, para encher de prostituta, mulher e fazer sua diversão”, enfatizou Dr. Wallace. Garantiu que só será liberado ao delegado que assumir a comarca. Aproveitou para pedir a cada cidadão que busque em seu vereador, prefeito, acione via ouvidoria a secretaria de segurança pública do Estado, pra ver se chega até o governador e resolva o problema da segurança pública de Prado
Antonio Carlos

Prado sedia Encontro Pelas Águas com marisqueiras e pescadores


Marisqueiras e pescadores de toda a Bahia estarão reunidos nesta sexta (11) e sábado (12) no município do Prado, no Extremo Sul do Estado, para participar do segundo Encontro Pelas Águas de 2009. O objetivo da série é fortalecer a gestão participativa das águas com a inclusão de povos e comunidades tradicionais do Estado.
Promovido pelo Governo da Bahia e coordenado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), os Encontros Pelas Águas são reuniões temáticas de sensibilização e de escuta com povos e comunidades tradicionais de toda a Bahia, convocadas pelo Governador Jaques Wagner para ampliar a construção coletiva das políticas públicas das águas em cada bacia hidrográfica no Estado e para discutir os problemas socioambientais nos lugares onde vivem.
A abertura do segundo Encontro será nesta sexta-feira, 11, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores do Prado, e continua durante todo o sábado (12), de 8h às 18h, no Colégio Municipal Anísio Teixeira.
O Encontro com os pescadores e marisqueiras é o segundo de uma série que acontece até novembro, para que os segmentos envolvidos possam refletir, construir e encaminhar coletivamente as políticas públicas das águas ao Governo.
Os representantes de pescadores e marisqueiras de comunidades de Alcobaça, Canavieiras, Mucuri, Caravelas, Cumuruxatiba, Itamaraju, Prado, Porto Seguro e todo o Extremo Sul tratarão das demandas locais relacionadas à Bacia que envolve os Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu. Estarão presentes também pescadores e marisqueiras de Salvador e de todo o litoral baiano, além do poder municipal local e de diversas secretarias do Estado.

Carta Pelas Águas
Ao final do Encontro, no sábado, e ao final de toda a série, será produzida e apresentada a Carta Pelas Águas II, com os encaminhamentos das discussões realizadas em cada evento pelos segmentos de cada encontro, elencando os sonhos, necessidades e demandas dessas comunidades em relação aos rios e bacias de onde vivem. O documento será entregue ao Governador Jaques Wagner.
Os Encontros pelas Águas 2009 têm como eixos temáticos de discussão “Águas e Políticas Públicas”; “Controle Social e as Instâncias de Participação”; “Água como Direito Humano e Ambiental”; “Fundo Estadual de Recursos Hídricos”; e “Revisão do Plano Estadual de Bacia Hidrográfica”.
No período da tarde, serão também indicados os membros para a renovação do Conselho de Acompanhamento de Aplicabilidade da Carta Pelas Águas.
O próximo “Encontros Pelas Águas” acontecerá com os Gerazeiros, em Santa Maria da Vitória (23 e 24 de setembro); depois com as Comunidades de Fundo de Pasto, em Itiúba (16 e 17 de outubro); na sequencia com os Quilombolas, em Carinhanha (30 e 31 de outubro); Mulheres, em Rio de Contas (13 e 14 de novembro) e Povos Indígenas, em Santa Cruz de Cabrália (27 e 28 de novembro).

Sobrevivência
A relação da água com o segmento de marisqueiras e pescadores passa tanto pela manutenção de ecossistemas quanto pela relação socioeconômica dessas comunidades, é o que explica o Diretor Socioambiental Participativo do INGÁ, José Augusto Tosato. “A dinâmica dos manguezais é fundamental no encontro das águas doces com as águas do oceano. As águas doces transportam os nutrientes que possibilitam alimentar a vida de inúmeras espécies das quais dependem a sobrevivência da comunidade”.
Para o assessor do INGÁ para Povos e Comunidades Tradicionais, Diosmar Santana Filho, os Encontros pelas Águas proporcionam uma aproximação dos diversos segmentos sociais com os órgãos e autarquias do Estado, possibilitando um canal de diálogo permanente, construindo assim políticas públicas que atendam as necessidades e as expectativas da sociedade em relação à água.

Continuidade
O I Encontro Pelas Águas foi realizado de agosto a novembro de 2007 com os povos e comunidades tradicionais do Estado, que puderam direcionar políticas públicas das águas na Bahia. A série seguinte fortalecer a gestão participativa das águas e o compromisso do Governo com a inclusão de povos e comunidades tradicionais, em respeito à diversidade étnica, cultural, racial e de gênero para a justiça socioambiental na Bahia.
Uma das conquistas dos segmentos envolvidos foi a criação do Conselho das Águas, que entregou ao Governador Jaques Wagner a “I Cartas Pelas Águas”, durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente, em 2008, que vem norteando a política das águas no Estado da Bahia.


10/09/09
Ascom INGÁ
Mais informações:
Letícia Belém/ Brenda Medeiros/ Tiago Miranda
(71) 3116-3215/3286/3042/ 9966-7345/ 8111-1787

Prado: Desfile Cívico Dia 7 de Setembro

Acontecerá nesta segunda-feira 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil às 15h o desfile cívico em Prado. O evento envolve todas as escolas da sede e também dos distritos do município, terá a participação da Banda Marcial da cidade de Teixeira de Freitas. A cerca de sete anos não acontece essa comemoração e o atual gestor está fazendo o resgate nessa data tão importante.

De acordo com informações o desfile percorrerá Avenida 02 de Julho e haverá grande concentração na praça da antiga prefeitura, onde já está sendo montada a estrutura.

Por Antonio Carlos