BATE - PAPO

Prado: Vereadores voltam a discutir sobre o eucalipto

Ter, 24 de Agosto de 2010 01:27




Na sessão desta segunda-feira (23) o vereador Roberto Oliveira Dias “Robertinho” (PP), voltou a tocar no assunto das carretas que transportam eucalipto, que segundo ele está destruindo a cidade, citando que o asfalto já cedeu no bueiro na entrada da cidade e o desvio está sendo destruído, relatando ainda que uma carreta ficou atolada dois dias no seco por que são realmente muito pesadas. De acordo com ele os vereadores já fizeram suas partes aprovando a lei que proíbe o tráfego de caminhões com mais de 20 mil kg no perímetro urbano e disse ainda que agora só falta o prefeito fazer a dele, ou seja, colocar a lei em prática. O vereador alega também que os pequenos produtores rurais estão vendendo suas terras para os plantadores de eucalipto e vindo para a cidade em busca de emprego, o que cidade Prado não dispõe e isso tem feito com que muitos jovens entrem no mundo do crime. Aparteado pelo presidente da Câmara, Robério dos Santos Barros (PT), que disse que existe uma lei municipal que permite que só pode ser vendida terra com área acima de 60 hectares, mas os grandes fazendeiros tem comprado as pequenas áreas e feito pacote e vendendo assim para as empresas produtoras de eucalipto. Robério frisou ainda que é preciso que seja feita uma lei para fiscalizar esse tipo de comercialização. Robertinho reivindicou a troca das lâmpadas queimadas da quadra poliesportiva do bairro São Sebastião.
O vereador Artur Medeiros (PC do B), também se referindo sobre o eucalipto, disse: ”se o Prado é uma das cidades mais violentas do extremo sul, se hoje é uma cidade com alto índice de homicídio, de roubo; se você parar pra pensar o que traz isso, o eucalipto tem uma grande culpa”. De acordo ele 70% do domínio do município está tomado pela monocultura do eucalipto. “A onde está o pequeno produtor rural que vendeu sua terrinha para o grande produtor? Ele está aqui nos bairros, passando fome, necessidade e quem sabe os seus filhos roubando e no mudo das drogas”.
Artur que é líder do executivo na Câmara, disse o prefeito irá arrumar todas as estradas vicinais do município, inclusive com cascalhamento.


Edson Santos “Moreia” (PC do B), falando também sobre o eucalipto, relatou: “a gente vai ter que conviver com isso, por que esse eucalipto foi aprovado pela Câmara de vereadores de gestão passada, agente vai ter que conviver com isso por que eles já plantaram e vão ter tirar não tem mais jeito”.
Moreia, disse também está preocupado com o desvio da estrada de Cumuruxatiba quando iniciar a construção das pontes, relatando que numa audiência pública que fora realizada o desvio seria por Antônio de Paula e passando por Guarani o que fica muito longe, alegando que em Cumuruxatiba tem gestantes, hipertensos, pessoas que fazem hemodiálise e destacando que vem aí o verão e se não tiver um desvio mais próximo o turista não vai lá.




Alfredo Gonthier Almeida “Alfredinho” (PSC), disse que esteve em Corumbau e na comunidade de Veleiros foi descarregado um caminhão de postes para instalação de energia elétrica naquela localidade que há muito tempo sonhava com essa realização. Destacando que Secretário de Infraestrura do Estado, Wilson Alves de Brito filho “Wilsinho”, esteve lá e segundo o Alfredinho se comprometeu fazer de tudo para que isso viesse acontecer.

Já o vereador Jesseilton Costa Almeida “Sessé” (PSL), iniciou fazendo requerimentos para que seja feita uma estrada de acesso ao cemitério da Limeira, limpeza da vala do bairro Luiz Eduardo e capinas das ruas dos bairros Luiz Eduardo, São Sebastião, Ribeira e São Brás.
                                                                                     
                                                                   Antonio Carlos