BATE - PAPO

Prado: Vereadores voltam a discutir sobre o eucalipto

Ter, 24 de Agosto de 2010 01:27




Na sessão desta segunda-feira (23) o vereador Roberto Oliveira Dias “Robertinho” (PP), voltou a tocar no assunto das carretas que transportam eucalipto, que segundo ele está destruindo a cidade, citando que o asfalto já cedeu no bueiro na entrada da cidade e o desvio está sendo destruído, relatando ainda que uma carreta ficou atolada dois dias no seco por que são realmente muito pesadas. De acordo com ele os vereadores já fizeram suas partes aprovando a lei que proíbe o tráfego de caminhões com mais de 20 mil kg no perímetro urbano e disse ainda que agora só falta o prefeito fazer a dele, ou seja, colocar a lei em prática. O vereador alega também que os pequenos produtores rurais estão vendendo suas terras para os plantadores de eucalipto e vindo para a cidade em busca de emprego, o que cidade Prado não dispõe e isso tem feito com que muitos jovens entrem no mundo do crime. Aparteado pelo presidente da Câmara, Robério dos Santos Barros (PT), que disse que existe uma lei municipal que permite que só pode ser vendida terra com área acima de 60 hectares, mas os grandes fazendeiros tem comprado as pequenas áreas e feito pacote e vendendo assim para as empresas produtoras de eucalipto. Robério frisou ainda que é preciso que seja feita uma lei para fiscalizar esse tipo de comercialização. Robertinho reivindicou a troca das lâmpadas queimadas da quadra poliesportiva do bairro São Sebastião.
O vereador Artur Medeiros (PC do B), também se referindo sobre o eucalipto, disse: ”se o Prado é uma das cidades mais violentas do extremo sul, se hoje é uma cidade com alto índice de homicídio, de roubo; se você parar pra pensar o que traz isso, o eucalipto tem uma grande culpa”. De acordo ele 70% do domínio do município está tomado pela monocultura do eucalipto. “A onde está o pequeno produtor rural que vendeu sua terrinha para o grande produtor? Ele está aqui nos bairros, passando fome, necessidade e quem sabe os seus filhos roubando e no mudo das drogas”.
Artur que é líder do executivo na Câmara, disse o prefeito irá arrumar todas as estradas vicinais do município, inclusive com cascalhamento.


Edson Santos “Moreia” (PC do B), falando também sobre o eucalipto, relatou: “a gente vai ter que conviver com isso, por que esse eucalipto foi aprovado pela Câmara de vereadores de gestão passada, agente vai ter que conviver com isso por que eles já plantaram e vão ter tirar não tem mais jeito”.
Moreia, disse também está preocupado com o desvio da estrada de Cumuruxatiba quando iniciar a construção das pontes, relatando que numa audiência pública que fora realizada o desvio seria por Antônio de Paula e passando por Guarani o que fica muito longe, alegando que em Cumuruxatiba tem gestantes, hipertensos, pessoas que fazem hemodiálise e destacando que vem aí o verão e se não tiver um desvio mais próximo o turista não vai lá.




Alfredo Gonthier Almeida “Alfredinho” (PSC), disse que esteve em Corumbau e na comunidade de Veleiros foi descarregado um caminhão de postes para instalação de energia elétrica naquela localidade que há muito tempo sonhava com essa realização. Destacando que Secretário de Infraestrura do Estado, Wilson Alves de Brito filho “Wilsinho”, esteve lá e segundo o Alfredinho se comprometeu fazer de tudo para que isso viesse acontecer.

Já o vereador Jesseilton Costa Almeida “Sessé” (PSL), iniciou fazendo requerimentos para que seja feita uma estrada de acesso ao cemitério da Limeira, limpeza da vala do bairro Luiz Eduardo e capinas das ruas dos bairros Luiz Eduardo, São Sebastião, Ribeira e São Brás.
                                                                                     
                                                                   Antonio Carlos

Prado: Professor é preso acusado de manter relação sexual com uma menor e ter assediado mais duas

Qua, 18 de Agosto de 2010 13:45



Uma guarnição da Polícia Militar do 4º Pelotão de Prado,acompanhada do Promotor de Justiça, Dr. Wallace Carvalho, cumprindo o mandado de prisão expedido na última terça-feira (17/08), pelo Juiz de Direito da Vara Criminal da Comarca de Prado, prendeu no Colégio Municipal Anísio Teixeira na manhã desta quarta-feira (18), o professor de educação física Luciano Soares, 35 anos, natural de São Paulo – SP, funcionário da referida escola que é a maior do Ensino Fundamental do município de Prado.
De acordo com o Conselho Tutelar (CT), foram recebidas algumas denúncias que o professor assediava e seduzia algumas alunas e que o mesmo havia mantido relação sexual com uma delas, de posse dessas informações o conselho chegou até as menores que confirmaram a veracidade das denúncias e afirmando que uma delas havia realmente mantido relação sexual com o acusado. A responsável pela menor que diz ter mantido relação, foi orientada a registrar ocorrência na delegacia de polícia e depois a menor foi encaminhada para o exame pericial, quando constatou que ela havia mantido relação recentemente, questionada confirmou citando o local, horário e até o dia. Depois disso o laudo foi entregue a delegacia e todas as informações foram encaminhadas ao Ministério Público e ao Juiz que expediu o mandado de prisão. O CT informou que recebeu denúncias de várias, mas muitas não quiseram aparecer. Até o momento está confirmado três garotas; a que ele manteve relação e duas que foram assediadas e seduzidas.
O professor Luciano, além de trabalhar na escola tem um grupo de dança que se apresenta em vários eventos.


                                                                                  Antonio Carlos

Secretário Wilson Brito Filho esclarece dúvidas sobre obras em Jucuruçu e Prado

Em entrevista  na tarde deste último sábado (14) em sua residência, na cidade de Teixeira de Freitas, o secretário estadual da Infraestrutura, Wilson Brito Filho, esclareceu dúvidas sobre questionamentos recentes feitos por moradores dos municípios de Jucuruçu e Prado, acerca de obras do Governo do Estado.

Em Jucuruçu, onde a Infraestrutura coordena as obras de construção de uma praça e recuperação com escascalhamento primário da estrada que liga a sede do município até Itamaraju, o principal questionamento da população é com relação ao estreitamento da estrada, além de pedras volumosas deixadas ao longo do caminho pela empresa que executa o projeto. Em relação a esses dois questionamentos, o secretário Wilson Brito informou que, já tinha sido alertado pelo prefeito Manoel Loyola e a primeira dama Maria Nilza e prometeu ainda para esta semana uma ampla fiscalização da parte da estrada que já ficou pronta. “Os projetos executados pelo Governo do Estado seguem rigorosamente os padrões estabelecidos em contrato. Por isso é que vamos fazer essa fiscalização e posteriormente informaremos detalhadamente à população”, disse.
Também durante a entrevista o secretário Wilson Brito Filho, que é do Partido Progressista, falou sobre a demora na execução das obras de duas pontes na estrada de Cumuruxativa, município do Prado. “As obras das pontes da Japara Grande e Japara Mirim, que já foram orçadas e liberadas, ainda não foram executadas por causa das dezenas de exigências dos órgãos ambientais. Fico preocupado porque o meu cargo, como qualquer um outro de confiança, é transitório e não sei se uma outra pessoa que viesse a assumir o meu lugar possui essas raízes e compromissos com o Prado e a região”, relatou.
Assim que terminou de atribuir às questões ambientais a não execução das duas pontes, o secretário Wilson Brito Filho recebeu um telefonema de um dos seus assessores, que lhe informou sobre o término das negociações para construção de uma das pontes e o adiantamento de compromissos para o início do segundo projeto.
Informalmente o secretário Wilson Brito Filho também falou sobre a política regional, adiantou os acordos políticos que conseguiu firmar para Mário Negromonte e Mário Negromonte Filho, candidatos à Câmara Federal e Assembléia Legislativa respectivamente e mais uma vez preferiu não falar em seus projetos políticos para as eleições de 2012. “Em política a gente precisa construir uma coisa de cada vez. Primeiro teremos que consolidar o nosso projeto de agora, vislumbrar as conjuntaras que virão posteriormente e somente um pouco depois é que a eleição municipal estará em debate”, relatou Wilson Brito, que nunca escondeu o seu sonho de governar Teixeira de Freitas.
                                  
                                                                  informações de Teixeira News


Pai entrega cartão do bolsa família à traficante para pagar dívida

A pedido da Prefeitura da Serra, a 1ª Vara da Infância e da Juventude e o 1º Juizado Especial Criminal do município intimaram, desde o início das aulas este ano, 290 pais por não obrigarem os filhos a frequentar à escola periodicamente. Entre os intimados está um homem que repassou o cartão do Bolsa Família a um traficante para quitar dívidas com drogas.

"Quando a Secretaria de Educação da Serra disponibiliza os nomes dos alunos que não estão frequentando a escola para os comissários eu mando uma carta de intimação para os pais. Em uma dessas intimações o comissário perguntou ao pai de uma criança onde estava o cartão e ele disse que estava na mão de um traficante. Nós ficamos perplexos. Na verdade eu nunca me deparei com uma circunstância tão danosa", frisou a titular do Juizado Especial Criminal, Hemínia Azoury.
Não prover educação aos filhos é crime de abandono intelectual. O trabalho de conscientização dos responsáveis pelas crianças tem dado resultados, avalia a juíza. "Já caiu a evasão escolar. Caiu porque nós estamos combatendo. A nossa média era de 17%, agora caiu para 0,9%".
A juíza da 1º Vara da Infância e da Juventude da Serra, Janete Pantaleão, salienta que quando é constada situação de vulnerabilidade social, a criança é encaminhada a uma instituição de acolhimento. "Na entidade eles têm todos os projetos sociais à disposição: escola, lazer, se for adolescente, curso profissionalizante. Passa a ter uma convivência muito melhor do que a que tinha com os pais. Mas se esta criança tem um tio ou uma avó que têm condições de criar, nós a entregamos para eles. Justamente para evitar que ela vá para o abrigamento".
Segundo a juíza Janete pantaleão, muitas das crianças que estão fora da escola passam por problemas dentro de casa como abandono, uso de drogas ou agressões. Este ano, de acordo com dados repassados pela Prefeitura da Serra, 149 crianças foram identificadas como faltosas na escola durante o primeiro semestre.


                                                                                           Fonte: Carla Einsfeld - Gazeta online

Prado: Kits esportivos foram entregues em escolas públicas municipais

A Secretária de Educação do município de Prado, Bruna Giorno, entregou recentemente 38 kits esportivos em escolas públicas municipais. Cada kit é composto por15 bolas: sendo 05 de futebol, 05 de handebol e 05 de Voleibol, além de dezenas de tabuleiros de Dama e Xadrez. Os materiais foram conseguidos junto ao Ministério do Esporte, cujo titular da pasta é o ministro Orlando Silva, por intermédio da Deputada Federal Alice Portugal (PC do B)

                                                                                Antonio Carlos

Vereadores faltam e sessão da câmara de Itamaraju é cancelada

A sessão que era para acontecer na noite de terça-feira (10), foi cancelada por falta de quorum, onde apenas os vereadores Luis Pita (PR), Jânio Dias, Clemildes Nunes (PV), Ercley Sales (PT) e Rubens do Hospital (PR) estiveram presentes.
O Presidente Georges Passos (PMN) se ausentou por estar em Salvador, Elan de Lozinho (PSDB) e Valzão (PT) não compareceram por motivos pessoais. Já Damião Fonseca (PTB) e Toinzinho dos Deficientes (PT) não justificaram suas faltas.
Na pauta do dia não havia nenhum projeto, os vereadores pretendiam realizar alguns debates em interesse da população itamarajuense.
A próxima sessão está marcada para o dia 17 de agosto ás 19h no auditório da Câmara Municipal de Itamaraju.






por Cocobongo

Homem é executado dentro do quarto em Teixeira de Freitas

Por volta das 21h00min na ultima terça-feira dia (10), um homicídio foi registrado na delegacia de policia civil coordenado pelo Dr. Marcus Vinícius
David Borges Basílio, 18 anos de idade, foi vitima de disparos de arma de fogo, o mesmo residia na Rua Inácio Soares de Pádua, n°. 66, bairro Vila Vargas. Segundo informações de populares a vitima estava dentro de um quarto em sua residência, localizada no endereço acima citado.

Quando elementos não identificados entraram na residência do mesmo e efetuaram vários disparos de arma de fogo que levou a vitima a óbito no local, os elementos evadiram-se do local sem deixar qualquer tipo de pista.

Uma equipe do DPT coordenada pelo Dr. Manoel Garrido juntamente com a equipe do delegado plantonista Dr. Manoel Andreetta se deslocaram até o endereço acima citado para realizarem o levantamento cadavérico da vitima.

Ainda não se sabe o motivo do homicídio, um inquérito policial foi instaurado pelo delegado Dr. Manoel Andreetta para investigar o motivo e a autoria do homicídio.

Por: Edvaldo Alves - LN

Salvador: Mulher é acusada de matar filha de cinco anos

O corpo de uma menina de cinco anos, desaparecida há três dias, foi encontrado na noite dessa segunda-feira (9) em Mar Grande, na ilha de Vera Cruz. O corpo de Janaína Santana de Jesus estava em uma lagoa que fica dentro de um matagal. Segundo informações de agentes da 24ª delegacia, há suspeitas que ela tenha sido afogada e estrangulada pela própria mãe.

Rita da Cássia Santana Silva, de 41 anos, foi flagrada com arranhões pelo corpo quando passava próximo a um módulo policial. Segundo depoimento de Rita, ela teria sido perseguida por traficantes de Salvador e entrou dentro de um matagal com a filha para se esconder, na sexta-feira (6), passando a noite no local.

Em seu depoimento, disse ainda, que entrou na lagoa com Janaína e desmaiou. Quando acordou não encontrou a menina e disse que a filha havia sido sequestrada. Rita levou os policiais até o corpo, mas não confessou o crime. Segundo agentes da 24ª Delegacia, o local era de difícil acesso e foi preciso utilizar facões para acessar a área do matagal.

O corpo de Janaína apresenta sinais de estrangulamento e perfuração atrás da orelha. A polícia suspeita, também, que ela tinha ligações com grupos de magia negra.

A família de Rita está à procura do pai da menina, um sargento da Polícia Militar, que ainda não se manifestou sobre o crime. Ela está detida na delegacia e foi autuada, em flagrante, por homicídio.

Mãe e filha moravam no bairro Jardim Nova Esperança, em Salvador. O caso está sendo apurado pela 24ª DP.

Fonte: iBahia





Prado: Renovação na AMBASE

Em assembléia realizada ontem, 08 de agosto, a Associação dos Moradores do Bairro São Sebastião – AMBASE elegeu sua nova diretoria para o próximo período de três anos.

Reunidos em sua sede, os associados reafirmaram a necessidade da organização comunitária como forma de garantir melhoria nas condições de vida da população do bairro. Relembraram ações do passado e sugeriram ações futuras, salientando a necessidade de fortalecer a união e a solidariedade entre as pessoas que moram nos bairros de Prado, e elegeram como prioridades os temas saúde e segurança, além da própria organização da entidade.

Na reunião, conduzida pelo atual presidente, Walter, e que contou com a presença Antônio Leal e Jorge Pardal, ex-presidentes da AMBASE, que reafirmaram seus compromissos com seu fortalecimento, foi apontada a necessidade de renovação dos quadros, o que levou à presidência a jovem Jerusa, que estará à frente de uma equipe cheia de disposição, assim composta: vice-presidente, Nidoval; 1ª secretária, Joana; 2º secretário, Arnóbio; 1º tesoureiro, Averaldo; 2º tesoureiro, Elenilson; Diretor de Assistência Social, Gilson (Mestre Arcanjo). Completam a equipe, no Conselho Fiscal: Carlito, Everaldo, Manoel e seus suplentes, Jorge Pardal, Vanderlei e José Souza.

CONVITE

Desde já, Walter e Jerusa, presidentes atual e eleita, convidam toda comunidade pradense, em especial as famílias moradoras nos bairros São Sebastião, São Brás, Alameda Atlântica e Portal do Prado para participarem da assembléia de posse da nova diretoria, que ocorrerá no dia 29 de agosto, às 09:00, na sede da Associação, que se localiza na rua Maria José Marinho, s/n - esquina com a rua José Pereira da Costa.

Por Ronaldo Oliveira