BATE - PAPO

Praia do Novo Prado

Prado: Vereadores aprovam a reposição salarial de 8% para os profissionais da educação

Na manhã desta quarta-feira (17) nove dos onze vereadores do município de Prado estiveram reunidos numa sessão  extraordinária convocada pelo presidente da Casa Legislativa, Alfredo Gonthier de Almeida, o ‘Alfredinho’ (PSC). Não compareceram os edis Augusto (PP) e Robertinho (PP), ambos estão viajando,  gozando do recesso parlamentar.
A sessão extraordinária  foi solicitada pela prefeita Mayra Brito, para que o legislativo analisasse   e votasse o projeto de lei 006/2013 que altera os valores recebidos por profissionais do quadro de professores (tanto para carga horária de 20, quanto 40 horas), servidores do quadro suplementar, coordenadores e técnicos pedagógicos.
Os vereadores presentes foram unânimes  na votação, e aprovaram a reposição salarial de 8% para os profissionais do magistério. O pagamento será procedido de forma escalonada, incidindo 4%  neste  mês   de julho e 4% no próximo mês de outubro, tomando como base o salário praticado  no último mês de junho.
O reajuste salarial de 8% foi objeto de consenso entre a prefeita Mayra e os  representantes da categoria (APLB), juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Ivana Pires Brito.
Com aprovação do projeto nenhum profissional do magistério receberá uma quantia inferior àquela estipulada pelo Governo Federal. O piso salarial nacional hoje  é de R$ 1.567.00 (mil quinhentos e sessenta e sete reais).
alfredinhoO presidente  Alfredinho em entrevista, destacou  que foi uma grande satisfação para os vereadores, aprovar  um projeto importante como esse para os profissionais da educação que a partir do próximo dia de agosto começam receber seus salários reajustados. “Já mais vamos medir esforços em  aprovar projeto que for bom para  o funcionalismo e para o município”, disse o presidente.

III Conferência de Cultura de Prado acontece, neste sábado, no Colégio Municipal Anísio Teixeira

A III Conferência Municipal de Cultura de Prado acontecerá neste sábado (20/7), no Colégio Municipal Anísio Teixeira. Na oportunidade, será desenvolvido o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. O credenciamento será a partir das 7h e a abertura oficial às 8h.
As discussões serão propostas com o objetivo de elaborar um cronograma de ação para a implementação do Sistema Municipal de Cultura (Conselho de Cultura, Fundo Municipal de Cultura, Plano Municipal de Cultura). O cronograma será apresentado na plenária final, por volta das 17h, seguida por apresentações culturais.
De maneira geral o evento terá como foco a construção de políticas públicas, por meio de parceria entre o poder público e a sociedade civil, para o incentivo e implementação do Sistema Municipal de Cultura.
A conferência é um espaço no qual os cidadãos e representantes do governo se encontram com o objetivo de debater e propor políticas e ações para os próximos anos. Na ocasião, serão eleitos delegados que participarão da Conferência Territorial e Estadual de Cultura como representantes do Município de Prado e do Território Identidade Extremo Sul. A Conferência estadual está prevista para realizar-se no período entre 1º de junho e 29 de setembro.
A etapa nacional da III Conferência Nacional de Cultura será realizada em Brasília, de 26 a 29 de novembro de 2013, e reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo.
 Para a III CNC, no mês de novembro de 2013, está sendo esperada a participação de mais de 3 mil delegados de todo o país, entre representantes do Governo Federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
por Márcio Hack