Dirigido atualmente pelo advogado Adriano Romariz, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) vem implementando uma série de ações, que estão sendo reconhecidas em toda a Bahia.
A mais recente medida do DETRAN acaba de ser anunciada pela Coordenadoria de Saúde do órgão e diz respeito a criação do núcleo para uma junta médica especial na cidade de Itabuna, que vai atender a portadores de deficiências físicas e que estejam interessados em tirar a primeira habilitação. A criação do núcleo vai possibilitar a realização dos exames na própria cidade de Itabuna, já que antes os mesmos procedimentos só eram feitos em Salvador.
Além das cidades da região sul da Bahia, as Ciretrans de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Eunápolis, além da Retran de Porto Seguro, poderão a partir de agora, direcionar os portadores de necessidades especiais para Itabuna. Por enquanto a prioridade será dada para deficientes físicos que já fizeram a requisição da Carteira Nacional de Habilitação.
Para os portadores de deficiências físicas que já estão com o processo requerendo a CNH em andamento, os primeiros exames serão realizados nos dias 8 e 9 de agosto. Para quem ainda não requisitou o documento, mas que esteja interessado, precisa antes procurar a CIRETRAN da sua cidade e se informar sobre os procedimentos.
Esta nova medida do DETRAN/BA., também facilita a atuação dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), que na região extremo sul não possuem veículos adaptados para avaliação dos portadores de necessidades especiais.
“Oferecer um local para este tipo de exame na região, é um ganho para os portadores de necessidades especiais, que antes tinham que se deslocarem para Salvador. Hoje muitos deficientes dirigem normalmente e com isso ganham independência e qualidade de vida”, disse Adriano Romariz, diretor geral do DETRAN.
A partir de agora as primeiras turmas serão formadas e a expectativa é que muitos deficientes físicos que estavam aguardando a novidade, façam os exames nos próximos dias 8 e 9 de agosto, na cidade de Itabuna.
Por Ronildo Brito