BATE - PAPO

Saúde Bucal

A coordenação de saúde bucal do município tem como foco intensificar ações de promoção de saúde através de atividades de educação em saúde, prevenção de doenças e tratamento em atenção básica e procedimentos de media complexidade. Para tanto, conta com uma rede de dez equipes de saúde bucal e um centro de especialidades odontológicas CEO tipo 1.
Promoção de saúde
· Atividades de educação em saúde são realizadas nas escolas, espaços públicos e nas unidades de saúde da família pelas equipes de saúde bucal dos respectivos PSFs.
Prevenção de doenças
· Fluoretação da água de abastecimento público distribuição de kit com escova e creme dental do programa Brasil sorridente, ações coletivas de escovação dental supervisionada, controle de placa bacteriana através de corantes evidenciadores, aplicação tópica de flúor gel, são as principais atividades de prevenção das doenças bucais mais prevalentes, que são a cárie e as doenças das gengivas.
· Prevenção de lesões bucais através de exames clínicos individuais, com encaminhamento para realização de biópsias, diagnóstico e encaminhamento para tratamento em centros de média e alta complexidade.
Tratamento odontológico
· Primeiras consultas odontológicas com finalidade de estabelecer um plano preventivo terapêutico, inicialmente para trazer o usuário para uma condição de saúde. Individualmente são continuadas as ações de educação em saúde, prevenção de carie através de aplicações intensivas de flúor, selamento de fóssulas e fissuras dentais, técnicas de restauração atraumática TRA, procedimentos de limpeza, remoção de restos dentais e tratamento de emergências.
· Tratamento inicial completado: após trazer o usuário para uma condição saudável, o paciente recebe alta e é orientado para procurar o serviço para retorno e nova avaliação em período a ser definido pelas condições individuais e de capacidade de oferta dos serviços.
· Tratamento de manutenção: em momento oportuno, o usuário retorna ao serviço para complementação de tratamento, onde são oferecidos serviços de restaurações com materiais de maior durabilidade e estética, além dos serviços oferecidos no tratamento inicial, caso sejam necessários.
· Encaminhamento aos serviços de média complexidade CEO: em qualquer etapa dos tratamentos odontológicos nos postos, procedimentos de maior complexidade podem ser necessários. É o cirurgião dentista do posto quem faz encaminhamento para as especialidades de cirurgia oral, endodontia, periodontia e prótese dental. O tratamento de pacientes especiais é encaminhado pelos profissionais do CAPS e APAE.
· Procedimentos de alta complexidade: oferecidos através de convênios com municípios próximos, como Teixeira de Freitas, podem ser realizados procedimentos que necessitem internação hospitalar e oncologia.
por Renato Nittolo - Coordenador de saúde bucal.