BATE - PAPO

Pai entrega cartão do bolsa família à traficante para pagar dívida

A pedido da Prefeitura da Serra, a 1ª Vara da Infância e da Juventude e o 1º Juizado Especial Criminal do município intimaram, desde o início das aulas este ano, 290 pais por não obrigarem os filhos a frequentar à escola periodicamente. Entre os intimados está um homem que repassou o cartão do Bolsa Família a um traficante para quitar dívidas com drogas.

"Quando a Secretaria de Educação da Serra disponibiliza os nomes dos alunos que não estão frequentando a escola para os comissários eu mando uma carta de intimação para os pais. Em uma dessas intimações o comissário perguntou ao pai de uma criança onde estava o cartão e ele disse que estava na mão de um traficante. Nós ficamos perplexos. Na verdade eu nunca me deparei com uma circunstância tão danosa", frisou a titular do Juizado Especial Criminal, Hemínia Azoury.
Não prover educação aos filhos é crime de abandono intelectual. O trabalho de conscientização dos responsáveis pelas crianças tem dado resultados, avalia a juíza. "Já caiu a evasão escolar. Caiu porque nós estamos combatendo. A nossa média era de 17%, agora caiu para 0,9%".
A juíza da 1º Vara da Infância e da Juventude da Serra, Janete Pantaleão, salienta que quando é constada situação de vulnerabilidade social, a criança é encaminhada a uma instituição de acolhimento. "Na entidade eles têm todos os projetos sociais à disposição: escola, lazer, se for adolescente, curso profissionalizante. Passa a ter uma convivência muito melhor do que a que tinha com os pais. Mas se esta criança tem um tio ou uma avó que têm condições de criar, nós a entregamos para eles. Justamente para evitar que ela vá para o abrigamento".
Segundo a juíza Janete pantaleão, muitas das crianças que estão fora da escola passam por problemas dentro de casa como abandono, uso de drogas ou agressões. Este ano, de acordo com dados repassados pela Prefeitura da Serra, 149 crianças foram identificadas como faltosas na escola durante o primeiro semestre.


                                                                                           Fonte: Carla Einsfeld - Gazeta online